Piscinas Planalto BH

Ligue:
(31) 3495-1286

Sistema de aquecimento por trocador de calor

Aquecer uma piscina usando para isto um trocador de calor ou bomba de calor não é a mesma coisa que usar aquecedor elétrico, porque neste caso não são usadas resistências elétricas. Trocador de calor é nome que se dá ao dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. O equipamento funciona como um aparelho de ar-condicionado invertido. Tem praticamente os mesmos mecanismos, porém é usado para aquecer. O sistema é composto por ventilador, motor, condensador evaporador e compressor. O trocador é instalado na parte externa da casa, e faz o trabalho de captar o ar. No interior do equipamento há um gás refrigerante que passa pelo evaporador. O resultado é um vapor que é sugado pelo compressor, responsável por elevar ainda mais a temperatura. Depois dessa etapa, o vapor superaquecido segue para o condensador, que finaliza o processo e realiza a troca de calor com a água da piscina. O trocador é ligado à tubulação da piscina, para a água passar por dentro do aquecedor, onde há o aquecimento desta água, que retorna para a piscina.

De uma maneira menos técnica, podemos dizer que o processo consiste em passar o calor do ar para a água da piscina. O Trocador de calor aquece a água através de um sistema de passagem, a água fria da piscina passa por dentro de um tubo que é revestido por outro tubo. O tubo externo transmite o calor para o tubo interno onde a água passa e dessa forma a água aquecida volta para piscina. O sistema funciona automaticamente, ele mantém a piscina aquecida em dias frios como também quentes. Resumidamente o aquecimento é realizado através da compressão de um gás que uma vez pressionado aquece o condensador onde água da piscina percorre o sentido de entrada (água fria) e saída (água aquecida) nos equipamentos. Desta forma é realizada a troca de calor.

O aquecimento inicial da água dura aproximadamente 48 horas e consegue elevar a temperatura da mesma de 15º C para 30º C. Iniciado o processo, o equipamento deve permanecer sempre ligado, mas depois do aquecimento inicial é bem reduzido o consume de energia, pois o trocador de calor trabalha somente para manter a temperatura da água, somente repondo as perdas diárias. Por este motivo este equipamento é bastante usado para aquecer piscinas em clubes e academias. Para piscinas de uso intermitente, de aquecimento apenas em final de semana, não é o método mais aconselhável. Lembramos que o uso da capa térmica é essencial para diminuir as perdas de calor e assim economizar energia elétrica. O ideal, para maior conforto dos usuários, é regular a temperatura da água entre 26 e 30ºC. A escolha do local da instalação do equipamento merece atenção. O ideal é que não fique muito distante da piscina; pode ficar acima ou abaixo do solo, mas precisa ficar de preferência em área aberta, exposta ao tempo, para poder executar a ‘troca de calor’ com o ambiente ao seu redor. O local deve ter disponíveis conexões hidráulicas e elétricas.

Os equipamentos são compactos, fáceis de instalar e apresentam baixo consumo de energia elétrica. Para o dimensionamento correto do trocador de calor adequado é importante considerar as dimensões da piscina, largura, comprimento e profundidade e ainda o tipo de uso se residencial ou coletivo; o local de instalação do equipamento e o clima e a temperatura média da região. A potência do compressor é que determina e intensifica o aquecimento. Um compressor de alta qualidade irá gastar menos energia por muito mais rendimento de calor.
Podemos dizer que estes equipamentos apresentam soluções de transferência térmica com eficiência de energia. Testes comparativos realizados entre sistemas alternativos de aquecimento de água comprovaram que através do trocador de calor obtém-se a melhor economia. Se comparados a aquecedores que usam resistência elétrica a economia é de 8o%. Com relação a aquecedores a gás economiza-se 75% nas mesmas condições, passando para 50% se for usado diesel.

Academias e clubes, onde garantir e manter a temperatura da água é uma exigência do cliente e um compromisso assumido, costumam instalar um sistema de aquecimento solar apoiado por trocador de calor. O solar garante a economia e quando necessário, o trocador de calor entra como segunda opção oferecendo as condições de aquecimento necessárias para o sucesso.